(51) 3333-4670

"o leite da mãe pode ser fraco, o bom é complementar com chá ou água."

 

MITO! O leite materno é o alimento mais nutritivo que existe. Cada mãe produz o leite ideal para o seu filho, por isso não é recomendado complementar com leite ou chá.As fórmulas industrializadas só devem ser dadas sob orientação do pediatra.

 

"o banho de imersão só pode ser dado após o terceiro mês."

 

MITO! Antigamente os banhos eram dados com paninhos, sem molhar o umbigo. Essa prática não é mais realizada, pois sabe-se que o bebê pode sim ficar imerso na banheira, com todo o corpo, até os ombros cobertos por água. O banho é um momento de relaxamento para a criança, os pais precisam segurar o bebê de forma firme e lavar todo o corpo. O importante deste tipo de banho é que, após terminar, é necessário secar parte por parte, dando uma atenção maior ao coto umbilical.

 

"Moeda e cinta para evitar umbigo saltado.'

 

MITO! O uso da moeda e da faixa oferecem inúmeros riscos ao bebê. A moeda pode contaminar a região e a faixa vai deixar o local úmido, causando justamente o efeito contrário que se espera: que ele fique cada vez mais sequinho e caia naturalmente.

 

"Álcool 70% e cotonete para limpar o umbigo.'

 

VERDADE! A maneira correta de higienizar o coto umbilical é passar diversas vezes por dia, sem medo, álcool 70%, por meio de uma haste flexível. Este processo higieniza e auxilia na maturação do coto, que pode levar de 07 a 15 dias para cair. O importante é que a região não fique abafada por roupas apertadas ou até mesmo a fralda.

 

"Homens não sabem cuidar de bebês."

 

MITO! A presença do pai é fundamental em todos os momentos, e é fundamental que a mãe dê espaço e delegue atividades para que o pai participe ativamente das atividades do dia a dia. Sempre digo no curso de gestantes que "o banho é tarefa do pai":

 

"O leite materno pode ser armazenado no congelador."

 

VERDADE! O leite materno ordenhado tem durabilidade de até 15 dias se armazenado no freezer ou congelador. Na geladeira comum, o leite materno tem durabilidade de até 12 horas.

 

Fonte: HEMOCORD MAGAZINE | 2018-2019

Arquivo do Blog