(51) 3333-4670
banneral banneral2 banneral3

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe. Nasce um pai, um irmão ...A verdade é que toda a família descobre novos papéis, renasce com novos propósitos e responsabilidades. Quando a mulher descobre que já não está mais sozinha, que carrega consigo um grãozinho de areia com um coração forte pulsando, o bebê tem em média, de 4 a 8 semanas, E é aí que começa a grande transformação, emocional e corporal. De acordo com a enfermeira especialista em Educação e Saúde, Janaína Lima, a mulher pode passar por diferentes fases durante a gestação, como insegurança, problemas com baixa autoestima, questões de saúde e a própria mudança do corpo pode fazer com que ela não se reconheça ou se redescubra.

 

"Os sentidos da mulher ficam mais aguçados, os sentimentos à flor da pele, existem muitas dúvidas, o corpo se transforma, os seios ficam sensíveis e maiores e começam a se preparar para o aleitamento materno", explica a profissional que ministra cursos de gestantes voltados para casais e avós em todo o Rio Grande do Sul.

 

De acordo com Janaína, a preparação para a chegada do filho é fundamental, pois muitos casais acabam se sentindo inseguros neste momento de mudança. "É preciso passar pela transição de casal para pai e mãe, a configuração familiar muda, até mesmo para aqueles que já tiveram filhos, tudo se transforma e é fundamental a inserção de uma rotina". afirma.

 

De acordo com Janaína, a preparação para a chegada do filho é.fundamental, pois muitos casais acabam se sentindo inseguros neste momento de mudança. "É preciso passar pela transição de casal para pai e mãe, a configuração familiar muda, até mesmo para aqueles que já tiveram filhos, tudo se transforma e é fundamental a inserção de uma rotina", afirma.

 

O curso de gestantes tem se apresentado como uma excelente maneira para entender o processo da gestação e de esclarecer todos os anseios que envolvem este período, como tipos de parto, alimentação-banho, pega e posição para aleitamento, visita ao recém- -nascido ... Enfim, todo o universo que permeia a vida desta família. O Hemocord possibilita cursos para o casal e família à domicílio.

 

NASCIMENTO

 

Com o nascimento do bebê "nascem" também inúmeros especialistas no assunto. Avós, tios, dindos, vizinhos ...Opinião é o que não falta nas condutas a serem tomadas com o pequeno ser que acabou de vir ao mundo. Para Janaína, a segurança dos pais nas ações desenvolvidas é fundamental para que estes primeiros dias sejam mais tranquilos. "É evidente que pais de primeira viagem estão aprendendo e é assim que deve ser, mas precisam estar seguros, com base em informações técnicas e profissionais, das melhores condutas com o filho. Se estiverem confiantes, saberão se posicionar e realmente organizar a nova rotina de acordo com o que acreditam", orienta.

 

O SONO DO RECÉM NASCIDO

 

Os recém-nascidos dormem muito e vale ressaltar que eles é que devem estar inseridos à rotina da família, e não a família mudar toda a sua estrutura para a adaptação do bebê. "Costumo brincar que foi a criança que chegou depois, claro que precisamos estar atentos e zelosos, mas é o bebê que deve se adaptar ao nosso dia a dia e não o contrário", afirma. 

 

Fonte: HEMOCORD MAGAZINE | 2018-2019

SOBRE a MÉDICA

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1993) e especialização profissional em...

A CLÍNICA

Av. Goethe, 21 conj. 604 - Moinhos de Vento | Próximo ao Parcão | Aceitamos...

DOWNLOADS

BAIXAR