(51) 3333-4670
banneral banneral2 banneral3

Como uma paleta de cores, ele se desenha em nuances sutis, que mostram gradações das mais brandas até as mais intensas. Não por acaso, também recebe o nome de espectro. Para a psiquiatra Luciana Bridi, o autismo era exclusividade do trabalho como médica, até que recebeu o diagnóstico de seu filho caçula, Pedro, e precisou reaprender o significado da condição, ainda sem cura.

 

Atenção redobrada, sensibilidade, compreensão, insegurança e muitas dúvidas. Sentimentos que ainda hoje preenchem os dias de Luciana. "Mesmo sendo médica psiquiatra, foi muito difícil lidar com o diagnóstico. É uma condição crônica'; explica.

 

CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

 

Sua experiência com Pedro incentivou Luciana a escrever a história de um menino autista que busca a inclusão na sociedade por meio dos sonhos das pessoas. A trama acabou se transformando na obra "O Menino e o Sonho", livro da médica publicado em 2016 pela Age Editora.

 

Emocionada, ela conta que o filho já perguntou se ele era o menino do livro. "Eu disse que até foi em algum momento. Mas eu o vi mudar tanto com o tratamento, que hoje a realidade já é outra': explica a psiquiatra.

 

Com ilustrações do artista gráfico Paulo Thumé, a obra ajuda familiares a romper preconceitos. É também acessível a pessoas com deficiência visual, contendo um CD com a narração da história.

 

REDESCOBERTA

 

Pedra foi diagnosticado como autista com um ano e meio, em 2012, depois de algumas idas e vindas. A desconfiança de que havia algo incomum veio a partir de sinais da rotina: com pouco mais de um ano, ele ainda não engatinhava, não compreendia o que a mãe falava e não aprendia coisas típicas da fase."Desde lá, é um aprendizado diário", relata.

 

Mesmo sendo psiquiatra, Luciana confessa que não dominava todos os aspectos da doença: foi por conta do filho que ela passou a conhecer os detalhes do autismo e se transformou em uma militante na área."Sempre lembro de uma frase que ouvi certa vez de um pai e que me marcou. Ela diz que quando o amor é maior que o susto, tudo se resolve': destaca.

 

Fonte: Revista Vox Médica

SOBRE a MÉDICA

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1993) e especialização profissional em...

A CLÍNICA

Av. Goethe, 21 conj. 604 - Moinhos de Vento | Próximo ao Parcão | Aceitamos...

DOWNLOADS

BAIXAR