(51) 3333-4670
banneral banneral2 banneral3

Julho Violeta e Agosto Verde foram debate em diferentes áreas da medicina

 

A saúde mental e a segurança do trabalho foram abordadas durante encontro alusivo ao Julho Violeta, que faz parte da campanha institucional "Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!", promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O evento ocorreu no dia 13 de julho, no Centro de Eventos da entidade. Os problemas emocionais interferem na vida profissional das pessoas. Porém, na maioria dos casos, os funcionários não conversam abertamente sobre o tema e procuram esconder os sintomas para evitar preconceitos por parte dos colegas. A atitude, de acordo com o psicanalista [arques José Zimmermann, é prejudicial ao trabalhador e pode agravar a situação.

 

- Um forte impeditivo para esses funcionários que estão com problemas mostrarem a sua situação é o preconceito. Os gerentes também não estão preparados para administrar colaboradores o que acaba criando um círculo vicioso, porque o funcionário não conta que está doente e também não procura ajuda para achar uma solução. A depressão é muito comum - explicou Zimmermann, que também é membro pleno da International Psychoanalytical Association (IPA), e mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas.

 

Quem também falou sobre como os problemas emocionais devem ser tratados nas empresas foi o engenheiro de segurança, consultor de empresas e professor do curso de Engenharia de Segurança na Ulbra e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jair Carlos Teixeira.

 

- Os empresários estão se preocupando com as emoções e como o desequilíbrio delas afeta a rotina organizacional. Os gestores devem falar sobre esses assuntos com os funcionários, além de ministrar palestras em função desses fatores - destacou Teixeira.

 

No dia 10 de agosto, a discussão voltou-se para a importância do diagnóstico pré-natal para o rastreio de possíveis patologias maternas e do feto, e o combate ao tabagismo. As atividades fizeram parte do Agosto Verde. O ginecologista e diretor de Comunicação da AMRIGS, Jorge Telles, apresentou o projeto "Geração Bebê - promovendo a saúde materna e infantil", e destacou os benefícios que o acompanhamento da gestação pode trazer tanto para a mãe quanto para o bebê.

 

- No momento em que se diagnostica a malformação do bebê ou alguma alteração que pode implicar em risco no parto, deve-se direcionar o atendimento para a complexidade do caso. Para isso, existem três tipos de exames de rastreio, que realizamos no início de cada trimestre da gravidez. Cada um deles tem um objetivo específico conforme o desenvolvimento do bebê - explicou Telles.

 

A cada cem gestações no Brasil, de sete a dez terão parto antes de 37 semanas, considerados prematuros. Além disso, de 10% a 15% terminarão em aborto, metade deles por algum defeito genético.

 

Quem também participou do evento foi o mentor do projeto Fumo Zero e médico associado da AMRIGS, Luiz Carlos Correa da Silva, responsável por abordar o combate ao tabagismo.

 

- Existem tratamentos que podem ser usados para parar de fumar, mas o principal incentivo é a motivação e a força de vontade dos fumantes. Hoje já existe no nosso país um razoável controle do tabagismo através de políticas públicas e tratamentos muito eficazes. Isso possibilitou que tivéssemos queda de 35% para 11%de pessoas adultas fumantes nas últimas três décadas. Apesar de toda conquista, ainda são vinte milhões no Brasil - afirmou Silva. No entanto, de acordo com o especialista, muitos jovens estão iniciando o vício, apesar de toda informação.

 

A programação, até o final de 2017, conta com os seguintes temas: Setembro Amarelo, alertando para os casos de suicídio, além de alcoolismo e crack: Outubro Rosa, sobre o câncer de mama e cirurgia reparadora; Novembro Azul, promovendo debates sobre o câncer de próstata e de pele e Dezembro Laranja, com nova edição da temática do suicídio.

 

Fonte: Jornal AMRIGS

SOBRE a MÉDICA

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1993) e especialização profissional em...

A CLÍNICA

Av. Goethe, 21 conj. 604 - Moinhos de Vento | Próximo ao Parcão | Aceitamos...

DOWNLOADS

BAIXAR