(51) 3333-4670
banneral banneral2 banneral3

Resultado direto do descontrole entre a ingestão e a queima de calorias, a gordura acumulada na área do abdômen traz sérios riscos à saúde. É uma das consequências do sedentarismo e dos hábitos alimentares nocivos, uma combinação que, segundo a clínica geral e cardiologista Ana Lúcia Martins Costa, gera graves alterações metabólicas: "Essa gordura localizada no abdômen é perigosa, pois libera uma reação inflamatória que afeta diretamente o coração. Altera o risco de hipertensão e infarto, altera o metabolismo da glicose, favorecendo o aparecimento de diabetes. Além disso, o aumento do volume abdominal pode levar à síndrome de apneia do sono, o que aumenta o risco de morte súbita", adverte.

 

O nutrólogo Paulo Henkin reitera a importância de se seguir a fórmula: aumentar o gasto energético, por meio de atividades físicas, e reduzir o aporte calórico, com uma alimentação organizada. "A gordura intra-abdominal se infiltra nos órgãos do abdômen e, principalmente, no fígado. Aumenta a resistência à insulina e a intolerância à glicose, e pode levar também à inflamação no fígado, evoluindo para cirrose".

 

Como livrar-se dela?

 

A boa notícia é que é possível, sim, livrar-se da gordura abdominal. Basta ter força de vontade e mudar os hábitos de vida. Os dois especialistas são unânimes ao enfatizar que o controle do peso e as atividades físicas são o caminho para acabar com essa perigosa gordura localizada e garantir mais saúde.

 

Veja as dicas:

 

• Medida ideal de circunferência abdominal: 94 cm para homens e 84 cm para mulheres;

• Ingerir mais alimentos ricos em fibras (cereais integrais, feijão, lentilha, frutas, verduras, legumes) e menos carboidratos refinados (açúcar, doces, arroz branco, batata);

• Reduzir o consumo de álcool;

• Praticar exercícios físicos regularmente. Caminhada diária de 30 minutos já faz uma grande diferença;

• Evite comer em excesso. Dê preferência à comida feita em casa;

• Procure dormir pelo menos sete horas por noite.

SOBRE a MÉDICA

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1993) e especialização profissional em...

A CLÍNICA

Av. Goethe, 21 conj. 604 - Moinhos de Vento | Próximo ao Parcão | Aceitamos...

DOWNLOADS

BAIXAR