(51) 3333-4670
banneral banneral2 banneral3

O continente americano foi declarado como a primeira área do mundo livre do sarampo no último dia 27 de setembro de 2016. O anúncio ocorreu durante o 55º Conselho Diretivo da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (PAHO/WHO) Esse feito se deve especialmente aos projetos de imunização em massa realizados nos países locais.

 

Desde 2002, quando ocorreu a última endemia na Venezuela, a transmissão da doença passou a ser considerada interrompida. A partir de então, como o sarampo ainda continuou a circular em outras partes do mundo, alguns países americanos, como o Brasil e os Estados Unidos, registraram surtos decorrentes de casos importados, principalmente em bolsões de indivíduos não vacinados. Agora, um Comitê Internacional de Especialistas reviu as evidências sobre a eliminação da infecção apresentadas por todas as nações americanas entre 2015 e agosto de 2016 e considerou que a situação atual preenche os critérios de erradicação.

 

O sarampo é a quinta doença imunoprevenível a ser banida das Américas. Antes dele, foram erradicadas a varíola, em 1971, a poliomielite, em 1994, e a rubéola, junto com a síndrome da rubéola congênita, em 2015.

 

Contudo, tal conquista não prescinde da manutenção dos esforços. A PAHO/WHO recomenda fortemente que todos os países americanos continuem promovendo uma vigilância ativa sobre a doença e, especialmente, prossigam com uma alta taxa de imunização da população.

 

Fonte: Revista Fleury

SOBRE a MÉDICA

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1993) e especialização profissional em...

A CLÍNICA

Av. Goethe, 21 conj. 604 - Moinhos de Vento | Próximo ao Parcão | Aceitamos...

DOWNLOADS

BAIXAR