(51) 3333-4670
banneral banneral2 banneral3

Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. O movimento Outubro Rosa procura divulgar informações gerais sobre a doença e a importância de seu diagnóstico precoce. Instituições ligadas ao tratamento do câncer promovem ações para ampliar o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (lnca), a importância da campanha está em ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama não só para pacientes, mas também para médicos e profissionais da saúde. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do autoexame, do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno.

 

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente. Em Porto Alegre, capital com maior incidência de casos, a Caminhada das Vitoriosas acontece no dia 23 de outubro, promovida pelo Instituto da Mama do RS (Imama).

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

O Ministério da Saúde elabora, anualmente, uma cartilha gratuita com orientações sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Além de explicar o que é a doença e seus principais sintomas, também aponta fatores de risco, como fazer o autoexame e como funciona a mamografia. Em 2016, a estimativa é de aproximadamente 58 mil novos casos no Brasil.

 

A recomendação do Ministério é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas)em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. A mamografia diagnóstica (quando há lesões suspeitas)pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico. Ainda assim,a mamografia diagnóstica geralmente não é solicitada em mulheres jovens, pois nessa idade as mamas são mais densas e o exame apresenta muitos resultados incorretos. O SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, quando há indicação médica.

 

Fonte: Revista Cremers

SOBRE a MÉDICA

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1993) e especialização profissional em...

A CLÍNICA

Av. Goethe, 21 conj. 604 - Moinhos de Vento | Próximo ao Parcão | Aceitamos...

DOWNLOADS

BAIXAR