(51) 3333-4670
banneral banneral2 banneral3

Formação de coágulo nos vasos pulmonares, a embolia pulmonar é uma enfermidade aguda com risco de vida. Como informa o pneumologista Maurício Mello Roux Leite, “é uma situação grave, infelizmente comum em pacientes hospitalizados ou pessoas que ficam imóveis por longos períodos”.

 

Mas o que pode causar uma embolia pulmonar? A principal causa é a imobilização por tempo prolongado, seja restrição ao leito, por pós-operatório ou mesmo a causada por longas viagens aéreas nas quais pouco se sai da poltrona. As consequências, segundo o médico, podem ser dispneia (falta de ar persistente), aumento da pressão do pulmão (hipertensão pulmonar) e, até mesmo, morte súbita.

 

Pode ser assintomática

 

Embora muitas vezes não cause sintomas indicativos, preste muita atenção em casos de tonturas, mal - -estares inespecíficos, dor torácica, falta de ar ou desmaios. Ressalta o pneumologista que a principal forma de prevenção é a mobilização constante: “Especialmente em situações nas quais somos obrigados a observar repouso ou restrição aos movimentos. Em alguns casos, existem medicamentos ou dispositivos, como meias compressivas, que podem auxiliar na prevenção”. No caso de viagens longas, por exemplo, de avião ou por meio terrestre, o ideal é caminhar um pouco a cada duas horas.

 

Fonte: Revista Saúde - março2016

SOBRE a MÉDICA

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1993) e especialização profissional em...

A CLÍNICA

Av. Goethe, 21 conj. 604 - Moinhos de Vento | Próximo ao Parcão | Aceitamos...

DOWNLOADS

BAIXAR